11.10.07

Portugal. Esta merda! História não revista para incrédulos 21

Uma guerra s.f.f.
A guerra foi bonita. À boa maneira portuguesa, os republicanos começaram por convencer os militares a lutarem com eles e, quando viram as coisas mal paradas na Rotunda — ala, que se faz tarde! —, decidiram que afinal não valia a pena estarem a chatear e que o melhor era esquecer tudo e foram-se embora. Ficaram os militares revoltosos a atacar no Marquês, enquanto as tropas fiéis ao rei defendiam nos Restauradores. O progresso contra a soberania.
Mas a soberania, na verdade não estava em causa. E de manhã, os portugueses saíram à Avenida da Liberdade e foram ver a guerra com os seus próprios olhos. Como gostam. A guerra parecia correr bem e o povo era quem levava informações entre as duas frentes de combate. Houve ruas mais pequenas que também ficaram cortadas com uma barricada de um lado e outra do outro e, pelo meio, muitas balas e janelas tapadas. Ainda assim, a partir das dez da manhã e durante uma hora pararam os combates para os moradores irem ao pão nosso de cada dia.
A coisa não durou muito tempo e veio ajuda do Tejo, como é normal. O Tejo sempre foi por nós. É um bom exemplo de uma coisa que apesar de nascer em Espanha sempre nos tem ajudado.
No dia cinco, de manhã, perante surpresa e indiferença, proclamou-se a dita. Para o Povo era o menos. Iam ter saudades do Rei — “coitadinho tão novo” —, mas que se lixe. Viva a República, que não há-de ser pior que a Monarquia! Mas, o pior estava ainda para vir...

4 comentários:

MJLF disse...

Esta história não terminou, ainda andaram aos tiros durante uns anos e a parte mais engraçada da républica foi os tiros que deram aos padres, por isso tiveram que inventar o milagre de Fátima.
Maria João

grande disse...

exactamente... mas quem disse "inventar" foste tu :)

MJLF disse...

Ó Grande! Espero não ter ofendido a tua fé, mas de onde venho - arcebispado das terras do além - os homens de saias nunca foram bem vistos, e o meu bisavô era um republicano ateu e masson. Quanto a Fátima, eu simpatiso mais com a Nª Sª da Conceição, é muito bonita, antiga e está sozinha num monte perto de Vila Viçosa - ninguém lhe liga nenhuma. E quando o Papa visitou a NªSª da Conceição em 1981, era eu uma miúda, assisti a um verdadeiro milagre: a multidão gritava "Papa, amigo, o povo está contigo!"
Maria João

grande disse...

Não ofendeste nada que eu, graças a Deus, sou agnóstico, 'como dizia o outro'.