8.8.07

Portugal. Esta merda! História não revista para incrédulos 7

I+D+I
Com esta faixazita da península toda ocupada por nós até ao sul, o Fim do Mundo passou a ser ali em Sagres. A seguir havia mouros, em Ceuta.
E é em Sagres, que se dá o segundo milagre da nossa história, ainda sem haver cerveja. Um Infante, sabe Deus como (digo isto porque ele só lhe disse a Ele), pela primeira vez e talvez pela última, na história do país, conseguiu pôr os portugueses a investigar, a desenvolver e, imagine-se, a inovar!... Fez uma escola! Uma escola!, onde não havia uma e não houve mesmo, mas isso não vem ao caso. A verdade é que foi o primeiro departamento de I&D do país. E na altura era o mais avançado da Europa. Não por acaso, também do mundo.

E embora não tenha sido o primeiro laboratório tecnológico da História, era muito bom para a altura. Mas claro, lento. Lentinho... Mas na altura tudo era lento. É verdade que já íamos no segundo milénio desta Era, mas repare-se que o ferro fundido foi inventado há apenas seis mil anos! O que é pouco, comparado com o tempo que medeia a invenção dos primeiros instrumentos de pedra e o ferro fundido: três milhões de anos. Três milhões de anos em que andamos a passear pedras lascadas.
Ou seja, já foi tudo mais lento, muito lento. Acalmem-se...

Depois das férias há mais estórias de Portugal.

2 comentários:

MJLF disse...

Boas férias - eu só vou dia 14, para o Poçinho no Douro, campo e rio; e cuidado com a Sagres, parece que é assim que os tugas engravidam depois dos trinta.
Maria João

grande disse...

Não tenho esse problema de engravidar. Só bebo Cristal preta... ;)