27.8.04

Vacas sagradas

(recebi via mail de um desconhecido e não resisto a divulgar...)
«Grupo sueco sequestra vaca de mentira e pergunta: isso é arte?
ESTOCOLMO (Reuters) - Um grupo de grafiteiros suecos sequestrou uma vaca de fibra de vidro da exposição de arte internacional CowParade e ameaçou "sacrificá-la" a não ser que as esculturas fossem declaradas como "não-arte".
Um vídeo enviado a um jornal mostrou a vaca ao lado de dois homens mascarados segurando furadeiras diante de um cartaz onde era possível ler "Militantes Artistas do Grafite de Estocolmo".
"Exigimos que as vacas sejam declaradas não-arte. Caso contrário, o refém será sacrificado", avisou uma voz no vídeo. O grupo deu aos organizadores um prazo até dia 23 às 12h para concordar com a exigência.
O vídeo foi mostrado à polícia, que investiga o desaparecimento da vaca do Museu de Arte Moderna de Estocolmo na semana passada.
"Estamos muito chateados com tudo isso", disse Helena Caderberg, uma porta-voz da CowParade.
A exposição itinerante, que começou em Chicago e Nova York em 1999, exibe vacas de fibra de vidro, em tamanho real, decoradas por artistas locais.
As exibições são patrocinadas pelo comércio local e promove o trabalho de artistas nacionais, tanto profissionais como amadores.
Quando a mostra acaba, as vacas são leiloadas e 75 por cento do lucro é doado para instituições beneficentes. As vacas de Estocolmo serão leiloadas no mês que vem.
(...) Caderberg disse: "Ainda não vamos nos preocupar com as outras vacas, estamos esperando informações da polícia."
A CowParade também está em exposição nas cidades de Praga, na República Tcheca, em Manchester, na Inglaterra, e em Harrisburg, na Pensilvânia. Em breve estará também na África do Sul.
O vandalismo imperou na mostra de Praga, induzindo o ex-presidente Vaclav Havel, que decorou uma das vacas, a dizer: "Talvez as pessoas não suportem olhar para nada legal, diferente e ornamental, talvez não consigam nem mesmo se olhar no espelho".»
Site Oficial :  www.cowparade.com.

Eu estou com o Movimento. Isto é que é terrorismo!