7.10.04

Ora aí está, o governo no seu melhor!

Pedro Santana Lopes (PSL) foi “enrabado” por Marcelo Rebelo de Sousa (MRS). O governo todo foi enrabado por MRS. E isso só demonstra duas coisas: (1) MRS continua no seu melhor e é muito bom, (2) PSL está afogado com o poder e com a ribalta e já nem consegue pensar correcto.
O que PSL, o governo e a coligação deviam estar a dizer era: o ministro esteve mal e originou a saída de Marcelo, por isso o Ministro deveria ou demitir-se (se for dispensável) ou pedir desculpas. Deviam reiterar o respeito pela liberdade de imprensa e sobretudo o respeito e admiração pelo professor e seu comentários. Deveriam explicar que nunca passou pela cabeça do ministro que as suas declarações pudessem originar tal acontecimento e que assim se vê que o sistema português é ainda frágil e por isso se deve desenvolver todos os esforços para reforçar a liberdade de imprensa. Isto era o que MRS faria se fosse governo, isto era o que PSL deveria estar a fazer.
E porquê? Por que o ministro foi de facto parvo, está queimado e não tem salvação. Apesar de tudo o objectivo principal (o de Marcelo deixar de envenenar a opinião publica por questões quase pessoais) está cumprido. Paes do Amaral foi ingénuo e não percebeu que MRS tem objectivos e uma agenda pessoal e própria que nada têm a ver com a TVI ou com a Media Capital (ou então acedeu a fazer um favor ao cunhado). E Marcelo viu nestes dois acontecimentos uma saída fenomenal: não só se safou do comentário (já um pouco cansativo), como ficou com tempo para outras corridas. Mas isto é o menos importante, o que ele conseguiu sobretudo, foi dar o maior golpe possível em Santana Lopes, Paulo Portas e no Governo. Um autêntico cheque ao Rei. Muito hábil, muito ardiloso, à boa maneira de MRS que é o melhor neste momento na área. O Governo anda agora a tentar comer MRS para que este deixe de ser uma ameaça e não percebe que deveria estar antes a torná-lo inútil…
Neste momento todos estão à espera de MRS e isso é o seu maior trunfo. Todos esperam que ele explique o que aconteceu e enquanto estivermos assim, o poder é de Marcelo. A corrosão é no governo. O governo agora, está refém de Marcelo e é assim que ele gosta, é assim que ele melhor sabe fazer política. Deveria ter sido esvaziado de poder se o Governo assumisse algo que não fez (um mal menor) mas estão a tentar defender a verdade que os vai corroer.
Provavelmente, Marcelo Rebelo de Sousa não vai dizer nada por enquanto. A não ser que questões de agenda que não vislumbro, ou razões presidenciais de que duvido, MRS vai manter-se calado enquanto se falar do assunto. Quando as coisas acalmarem virá dizer que saiu por vontade própria depois de ter reparado que poderia prejudicar a empresa que o acolhia. Tudo por causa da “eventualidade” de o Governo “poder vir” a atrasar num “futuro próximo” alguns negócios “indirectamente” dependentes do Governo… E dirá que o cunhado nunca o poderia pressionar, que são grandes amigos e respeitam-se. E que só não quis prejudicar ninguém!
Bom, mas eu mesmo, como sabem, só gosto de me rir e acho muita piada ao que está a acontecer. Ver a oposição a defender o injustiçado Marcelo Rebelo de Sousa que ainda lhes há-de comer os miolos, é simplesmente delirante!! E o governo abalado por uma das suas mais eminentes reservas partidárias?!... E sobretudo, acho fantástico, como parecem aqueles que já perceberam a jogada de Marcelo: tontos como eu!