17.12.04

Actualidades humorísticas

Sampaio, Santana, Portas… Todos envenenados
Não, não estou a propor que se envenenem os homens e as mulheres… (as das reticências…) . Estou a dizer que é possível que eles já estejam envenenados! Isso explicaria muita coisa. Pode ser a dioxina da doidice, doididicis dioxina, que afecta o julgamento político das pessoas. Mas isto já é antigo. O próprio Ferro Rodrigues já estava envenenado por esta e pela mesma dioxina do Iuschenko… Ou será que a cara dele é mesmo assim?!...

Por falar em Ferro Rodrigues… A grande revelação do Prós & Contras sobre o humor foi mesmo a de que o pai de Ferro Rodrigues, o senhor Ferro Rodrigues (esta gente quando vai à televisão não leva os nomes próprios?!...) escrevia para os Parodiantes de Lisboa! E há mesmo quem diga que era o pai que escrevia os discursos do filho. Sim porque em privado nós sabemos como o homem falava. ‘Tava-se a cagar… Eu não acho mal.

Ainda quanto ao debate sobre o novo humor… Foi uma espécie de missa sem padre já que Herman José não estava lá. Ele pode estar decadente mas ainda é o papa do humor e a maior piada que temos no país! Em compensação levaram uma artista de nonsense – a psicóloga. Achei bem, era preciso alguém para animar um debate que se antevia um pouco chato. Só mesmo as histórias do Solnado e um ou outro bitaite do Araújo Pereira salvaram um debate que confesso não vi todo. Até porque me faltou a luz. E já inventaram muita coisa mas não conseguem inventar uma televisão a carvão para quando falta a luz a cerca de 150 mil pessoas das zonas velhas de Lisboa. Mas percebe-se. Até já se paga para ir ao Castelo! Não… Não é ao Branco é ao São Jorge… Ok!

O que não se disse… Ou não se disse com convicção, ou pelo menos eu não ouvi, é que o humor, (apesar de não passar de humidade) é poder. O riso é um poder para os mais fracos, se não mesmo o único. E é em si uma forma possível de desobediência social, política e mesmo pessoal. Lembro-me sempre do caso mais extraordinário que ouvi: numa certa região da Índia, onde o riso, verdade seja dita, já tem uma qualquer conotação ou tradição especial, aconteceu, e suponho que já mais que uma vez, os cidadãos juntarem-se junto à janela do governador durante várias horas a rir, em forma de protesto. Da vez que ouvi, o acontecimento deu origem à demissão do governador! Melhor que isto só morrer a rir! E agora: Será possível o suicídio pelo riso?

Por isso cuidado: riam mas com cuidado…

3 comentários:

mfc disse...

Rir ainda é um grande remédio...e uma grande arma!

Nilson Barcelli disse...

Como venho aqui raras vezes, não dependendo isso da minha vontade mas da clássica falta de tempo, estive a ler entretido por aí abaixo por atacado.

Digo-te que há pouquíssimos blogues com o nível que o teu apresenta. Porque é engraçado, actual, bem escrito, irónico, enfim, possui uma tal quantidade de atributos que não percebo a falta de comentários em grande quantidade.

Provavelmente será um erro de "marketing" da tua parte. Numa primeira fase terás de comentar blogues que te interessem e depois comentar aqueles que te comentam.
E terás de fazer isso porque o que escreves merece ser mais lido.
Para além disso acho que deves fazer posts mais curtos (eu, por vezes, não o consigo e ficam grandes...) porque isso é um convite à omissão.

Desculpa ter metido a foice em seara alheia, mas é o que eu penso...

Abraço.

grande disse...

Nilson: obrigado pelas tuas palavras e pelas tuas sugestões. É verdade que o nosso "marketing" é mau e recentemente temos sentido a necessidade de ter mais feed-back daquilo que escrevemos. Mas a verdade é que tanto eu como o Coisa sempre utilizámos este blog para balão de ensaio, para comunicarmos (as nossas piadas) um com o outro e nunca tivemos a certeza de poder assegurar uma regularidade no blog. Por isso nunca o divulgámos. Depois, tal como tu, temos pouco tempo e pelo menos eu dispenso mais tempo a ler outros blogs e a escrever para o Grande Coisa, restando-me pouco tempo para interagir...
De qualquer forma estamos a melhorar. E tu és uma prova disso.
Um abraço