23.1.05

Abre as pernas Vitória que lá vou eu!

Vitória de Pirro
“O seu exército incluía todos os instrumentos e recursos militares da época, uma infantaria de falange, cavalaria da Tessália e vinte elefantes orientais de combate. Derrotou os romanos em Heracleia (280 a. C.) e, perseguindo-os, destroçou-os, de novo, em Ásculo (279 a. C.) no seu próprio território. Então, em vez de prosseguir no ataque, concedeu aos Romanos uma trégua e voltou-se para a subjugação da Sicília, com o que levantou contra si o poder marítimo de Cartago, que entrou em aliança com os Romanos. Cartago não podia, com efeito, tolerar um grande poder estabelecido tão próximo como a Sicília. (…)
A interferência de Cartago foi fatal a Pirro. Sem nenhuma batalha decisiva, o seu poder enfraqueceu-se, e, depois de desastrosamente repelido num ataque no campo Romano de Benevento, foi obrigado a retirar-se para o Epiro (275 a. C.).
A história regista que, ao deixar a Sicília, Pirro declarou deixá-la para que viesse a constituir, no futuro, o campo de batalha de Roma e Cartago. Três anos mais tarde, morreu numa batalha nas ruas de Argos.
(…)
Dentro de onze anos (264 a. C.), cumprindo-se a profecia de Pirro, tinha início a primeira guerra com Cartago, a primeira das três Guerras Púnicas.”
In História Universal, de H. G. Wells, edição pirata com selo das Oficinas Gráficas de Livros do Brasil, Lisboa. (Ou pensavam que a pirataria de propriedade intelectual era exclusiva da era digital?!)

Vitória de Sócrates
O candidato do PS a primeiro-ministro acenou com convicção o seu programa que segurava na mão direita em forma de CD! O programa do PS, porque se quer moderno, modernizador e apontado às novas tecnologias para resolver parte importante dos problemas do país, estava ali em uns e zeros, bits, bytes, megas… Põem-se diversas questões. Será que se trata de um programa licenciado? Isto é, pode ser um programa pirata! Será que podemos arranjar uma cópia? E se sim, para que serve o programa, o que é que faz? É tipo simulador, posso governar o país através dele? Tipo: seja primeiro-ministro de Portugal! E agora, quer aumentar os impostos ou quer baixá-los? Quanto quer de défice? Despeça funcionários públicos. Se sim quantos? Você caiu nas sondagens… E nós sempre a jogar… Era um bom jogo se fosse assim!

Outra questão é se o programa terá bugs ou não. Será que o programa está preparado para o sistema operativo que temos? Se calhar tem requisitos mais elevados que o nosso OS! E agora? É que Portugal ainda está na era DOS, embora deva ser uma versão recente só para nós, tipo DOS 2004. É que se o programa for muito exigente ainda temos de fazer um upgrade ao hardware! E não sei se temos dinheiro para isso da maneira que eles dizem que nós estamos…
E será que este programa é muito diferente dos anteriores? É que se for, talvez nós não consigamos trabalhar com ele, pelo menos no início! Não é fácil aprender outro interface assim de um dia para o outro!

Agora, e se o programa for o mesmo do Guterres? Do género: o Sócrates 1.0 no fundo pode ser um Guterres 3.0 revisto e actualizado. E isso será bom? É que o Guterres 2.0 teve uma falha geral e causou graves prejuízos ao OS, levando-o a empancar! Aconteceu o mesmo com o Durão 1.0 e a seguir tentaram o Santana 1.0 e a aplicação começou a ter um comportamento errático, de tal forma, que foi preciso fazer RESET.

Esperemos para ver. Eu, neste sistema informático que utilizamos — a Democracia — acho que o mais importante é, tal como a diversidade, a rotatividade. Ambas condicionadas, obviamente. E por isso, acho que faz sentido ter os socialistas outra vez. Mas por este andar, ou Sócrates começa a andar de praça em praça a falar às pessoas com sapiência no seu discurso, como fazia o seu homónimo grego, ou ainda acaba por ter uma vitória de Pirro, com PSD e CDS a terem juntos mais votos que o vencedor antecipado das eleições. É que verdadeiramente, Sócrates não consegue dizer nada de jeito. Parece o Kerry à portuguesa (salvaguardando as devidas distâncias entre Sócrates, Sócrates e Kerry).

Por outro lado, na comunicação social, não há cão nem gato que não ache que não deva mandar uma farpazita contra Santana Lopes e a favor de Sócrates, para um qualquer bem público que os jornalistas gostam de defender, por vezes, à revelia do bem e do público. Santana começa a agradecer! Mas os jornalistas não percebem que a manipulação é uma arte e que não é para todos? Deviam começar por tentar fazer o seu trabalho bem! Isto é, informar, coisa que já têm dificuldade em fazer, depois então podem tentar outras artes. "Quem te manda a ti sapateiro..."

Portas, conseguiu auto-convencer-se que é um político e um estadista responsável, e convenceu-se de tal maneira que não abandona o papel por nada deste mundo. E diga-se de passagem, goste-se ou não dele, faz um excelente papel! Mas Portas ao contrário de outros políticos, sabe que o governo da coisa pública é também o governo dos seus negócios privados. E dos dos seus amigos, claro. Por isso, é que ele é um bom governante. Os outros que não têm nada a ganhar acabam por andar a correr atrás de ideias que são muito bonitas mas não enchem a barriga ao povo… Cuidado com os resultados eleitorais de Portas!
Há uma coisa que me deixa descansado: o povo vota sempre bem! Sobretudo, porque tem sempre o que merece…

1 comentário:

Anónimo disse...

Keep up the good work » » »