13.1.05

Actualidades de reis

Perguntava uma mulher, por causa de um restaurante oriental na
Africa do Sul chamado Tsunami Food Emporium, aos donos do mesmo: “Você viu alguém abrir uma Churrasqueira Onze de Setembro?!”.

Não! Mas sei de um restaurante em Berlim só para anoréticos e bulímicos! Segundo parece servem meias porções (do género da cozinha francesa, mas metade disso) e há pratos chamados “Fome de Lobo” , que mais não é que lombo de cordeiro. Cheira-se o lombo ao cordeiro e passa-se a fome do lobo. Há também “Alma” que é “capuccino com bolachas” (!), dizem eles, mas deve ser como a palavra indica — algo que parece que existe, mas nunca se viu bem. Suponho que deve haver também Guisado de Coisa Nenhuma acompanhado com Pequenos Nadas e servido ao ar, para além dos famosos Cozidos de São Gregório para os mais bulímicos!...

Francamente um dos problemas maiores que enfrentamos nos dias de hoje, não é o excesso de liberdade, a ausência de valores, a deficiente educação, a criminalidade, etc. etc. O maior problema é, e sempre foi, a doença mental. O que é preocupante, de tal forma, que ela é causadora de 58 mil mortes por suicidio na União Europeia. Mais que acidentes de viação. Normalmente, é a depressão a causadora. A não ser que queiram liberalizar o suicídio tornando-o uma opção de vida!?... Mas suponho que ainda não chegámos aí. Por outro lado, no que toca ao suicídio as mulheres ganham em esperteza aos homens. É verdade! Apesar de serem elas que mais tentam pôr fim à vida, são os homens que acabam a morrer em maior número por serem mais eficazes!...

A doença mental não dá só para o suicídio como sabemos. Também dá para ir para a política! A pré-campanha está a ir bem. As listas já estão feitas. Os programas estão quase. E espera-se que logo depois das eleições os partidos anunciem o que estariam dispostos a fazer se tivessem sido eleitos. Excepção feita para o partido mais votado que irá lamentar-se do que poderia fazer se pudesse!

Entretanto Santana Lopes diz que, com outra legitimidade, tudo será diferente. No fundo, explicando que uma asneira com legitimação é muito melhor que uma asneira sem legitimação. Tem lógica... Sobretudo contra ventos e marés, como os descobridores portugueses. Só que sem rumo, porque Sócrates é que tem o rumo.

Mas suponho que Sócrates queria dizer Cuba Libre. Ou seja Rumo com Cola. E continua preocupadíssimo com o ambiente. De tal forma que não perdeu o hábito adquirido no Ministério do Ambiente e continua a aplicar os três R’s, sobretudo reciclando. E assim tem andado a reciclar o guterrismo.

Temos acima de tudo de ter orgulho na nossa capacidade de lidar com a água! Vêm aí as Auto-estradas da Água. Já tinhamos auto-estradas de betão do tempo do Cavaco com o dinheiro da UE, depois houve o advento das Auto-estradas da Informação no tempo de Guterres e agora em plena época Barrosista-Portista-Santanista chegámos às auto-estradas da água. Tem lógica! Segundo parece vão ser três a quatro vezes mais extensas que as de betão. Muito bem! Não me admiraria que no futuro possamos falar das Auto-estradas da Estupidez... Até porque como sabemos, a estupidez humana não tem limites...

Entretanto e por falar em humanos: Portugal tem humanos! É verdade. Não só tivemos uma resposta fantástica ao apelo de solidariedade para com as vítimas do Tsunami, como temos comprado o álbum do Variações que, coitado, é melhor tratado agora do que quando era vivo. Mas é o preço a pagar por nascer fora de tempo e de sítio. Mas não me parece mal, nem que ele se chateasse muito com isso.

Finalmente, uma boa noticia para a paz mas que é uma má noticia para os ursos. Sim, porque a vida de um urso não é fácil. Isto é, não é fácil hoje em dia! Apesar de tudo o urso é conhecido por fazer o menos possível. De tal forma que no Inverno, quando é difícil sobreviver, hiberna. O problema é que ele regula-se pela temperatura, que nós humanos temos alterado. Por causa disso, os ursos russos estão prestes a ficarem fulos. É que a temperatura na Rússia está nuns amenos sete graus e os pobres ursos acordaram do seu sono. Só que vão descobrir em breve, quando a temperatura voltar a descer, que acordaram cedo de mais. Pior está o urso do Zoo de Moscovo que ainda não conseguiu pregar olho este Inverno. Um mau Inverno para os ursos. Longe vai o tempo em que o Inverno era General, e com os seus 40 graus negativos derrotava os inimigos da Rússia, como o poderoso exército de Hitler ou de Napoleão. Não se aconselha no entanto, nenhuma invasão ao país dos czares, porque segundo parece há um bando de ursos à solta e muito, muito chateados!
(Ursos, Russos, Rússia, Úrsia... hum...)

Sem comentários: