22.11.07

Coisas do Inimigo Público (N.º 217 de 16/11/2007)

«
Fotocopiar o quê? Então não vê que me estou a bronzear?
Capa

Portas só copiou papéis e submarinos pessoais
Ministério da defesa tem mais scanners do que G-3
MB

[...] O sindicalista Bettencourt Picanço dá a cara pelos quadro técnicos do Estado e garante que, em sua casa, tem duas marquises, uma despensa e metade do quarto dos miúdos, com cópias de papéis do serviço.
MB

[...] Bill Clinton também mandou digitalizar o vestido azul manchado da Mónica e os collants da Madeleine Albright e Luís Filipe Menezes anda a tentar copiar Sarkozy mas essas coisas não se fazem do pé para a mão.
MB

Alguns do papéis copiados por Portas tinham as indicações “Iraque”, “ONU” e “NATO” [...] outros [...] “SPA dentário”, “receitas da mamã”, “acidente com o Jaguar”, “Aspen” ou “iTunes/Michael Bolton e Cher”. [...] Severiano Teixeira, já disse que Portas pode ficar com os papéis ultra-secretos [...], mas exige a devolução da receita da tarte de limão da mamã.
MB

Guterres copiou valor do PIB para a palma da mão
Marquês de Pombal mandou fazer cópias de porta-chaves, cinzeiros e outro merchandising dos órgãos internos do Távoras.
MB

Rumsfeld é citado em 61.712 das 61.893 páginas
Das 24 folhas diárias que Portas diz que escreveu, cerca de 22 foram dedicadas ao seu homólogo norte-americano. Donald Rumsfeld, e diziam unicamente “Paulo loves Donald Paulo loves Donald Paulo loves Donald [...] Paulo loves Donald (...)” de alto a baixo.
MB

[...] “Quando comecei a fotocopiar os documentos, tinha [...] aquela pele amarelada de quem só vê luz do dia nas campanhas eleitorais.”
“Paulo Portas”
VE

CDS foi vacinado contra a língua azul
[...] As injecções foram dadas no braço, porque [...] levar picadas nas nádegas é um acto contranatura e censurado pela igreja católica. O deputado João Almeida aproveitou para fazer o reforço das vacinas indicadas para a sua idade, e assim poder continuar a frequentar o liceu.
MB

Alberto João Jardim vai mandar desparasitar todos os deputados da oposição para controlar a praga do mosquito aedes aegypti, o mais perigoso mosquito de transmissão de doenças tropicais e que tem vindo a ganhar terreno ao PSD-Madeira.
DM

Vazio legal permite existência de Pedro Silva Pereira
A ONU [...] avisa sobre o perigo de existir um vazio legal, em quase todos os países do mundo, sobre clonagem humana reprodutiva [...]. “Por causa destas lacunas legais, o mundo tem [...] o Luís Filipe Vieira, a Britney Spears, o advogado António Marinho e o árbitro Bruno Paixão, que são clones do [...] Pinto da Costa, Elsa Raposo, Arnaldo Matos e Inocêncio Calabote, respectivamente. No caso do Pedro Silva Pereira, o caso é ainda mais grave, pois é um clone de um clone, posto que José Sócrates já é um clone de Cavaco Silva.
VE

Mário Lino pagou a várias donas de casa para espalharem boatos sobre Alcochete
FB

A descoberta de petróleo do Brasil deixa Portugal numa situação incómoda, uma vez que passa assim a ser único país da CPLP cujo subsolo não tem a ponta de corno. [...] Podem não ter nada que valha um chavo acima da terra, mas têm muita coisa de valor debaixo da terra”, explicou Ângelo Correia. [...] O corpo do Luís Vaz de Camões está no Mosteiro dos Jerónimos, em cima de terra. Temos de o enterrar rapidamente, no mínimo a 100 metros de profundidade, bem como ao Fernando Pessoa, para podermos dizer que temos uma valiosa reserva de poetas no subsolo. A sorte é que [...] Cabo Verde [...] a coisa mais valiosa que tem debaixo de terra são meia-dúzia de batatas” [...] concluiu.
VE

Pescador do livro “O Velho e o Mar” de Hemingway foi à falência porque chamou o INEM
JH

Pescadores têm que pagar taxas moderadoras no Multibanco antes de serem socorridos em alto mar
[...] Mas nem tudo são más notícias para os pescadores que, a partir de agora, vão ter acesso gratuito à vacina contra o cancro do útero. Só que os homens do mar não estão contentes. “Eu nunca apanhei dessas coisas, a nossa rede tem uma malha muito fina e só dá para petinga e jaquinzinho” afirma zangado um pescado que já anda nisto há muito tempo.
AP

Prostitutas indexam preços ao petróleo por causa dos custos com táxis
[...] É o caso das que trabalham no perímetro do Instituto Superior Técnico que já contrataram para consultor um jovem estudante [...] que lhes vai traçando as projecções para o preço do petróleo em troca de companhia para estudar cálculo infinitesimal.
AP

Jogadores Tetris vão encaixar camas nos corredores do Hospital de Faro
JH

[...] O IP sabe que, para além da sede, o PSD também pensa alienar Mendes Bota, o cavaquistão e os deputados do parlamento europeu.
MB

Filhos de Mourinho receberam 40 milhões para deixar colégio
MB

Seis golos que Benfica marcou ao Boavista já foram penhorados pelo fisco
[...] Os inspectores conseguiram ainda confiscar a camisola de Rui Costa que tinha sido trocada por uma das axadrezadas, três beatas de charutos do Major e dois fora de jogo mal assinalados.
AP

Paulo Bento já começou a receber telefonemas da Grécia
[...] País conhecido por ser um grande apreciador de treinadores portugueses fracassados, como Fernando Santos e José Peseiro [...]. A bateria do telemóvel de Paulo Bento [...] ficou descarregada após mais de 50 chamadas, incluindo as mensagens de voz de José Peseiro e Fernando Santos a quererem marcar patuscadas à emigrante já para a semana.
JH

Rússia nega catástrofe ambiental porque o mar já era negro
AM

Espectadores de “Control” não podem entrar na sala de cinema com objectos cortantes
[...] Porque o filme é sobre a banda mais deprimente que alguma vez existiu, e sobre uma das cidades mais deprimentes que existem, a Manchester do início do anos 80, e ainda por cima filmado a preto-e-branco, decidimos que existem fortes possibilidades dos espectadores, essa turba de intelectuais depressivos e deprimentes que adoram os Joy Division e os Velvet Underground, tentarem matar-se a meio do filme.
VE

José Alberto Carvalho vai apresentar o “Telejornal” de pijama e ramelas nos olhos
Pela primeira vez na história da RTP, o apresentador [...] apareceu [...] sem gravata [...]. “Quando eu disser ‘Em Lisboa, o primeiro-ministro inaugurou um laboratório de alta tecnologia’, enquanto ostensivamente estou a coçá-los’, com intermitentes porém sonoros arrotos, vai abrir-se um novo ciclo na RTP”, concluiu.
VE

Ministra da Educação fez inauguração simbólica com remoção da primeira pedra com amianto de escola
[...] Maria de Lurdes Rodrigues revelou estar muito orgulhosa por estar a remover uma substância cancerígena proibida pela União Europeia há anos e revelou que no prazo máximo de um ano será lançado o concurso público para a colocação da pedra substituta.
JH

Botelho continua a adaptar as nossas maiores escritoras: depois de Carolina Salgado, está a filmar “A Corte do Norte”, de Agustina Bessa-Luís. [...] “No fundo, a Agustina é uma Carolina que não passou pelo alterne”.
MB

Canal National Geographic apenas vai usar planos fechados nos documentários em Portugal
[...] O realizador do programa está a sentir algumas dificuldades. “Ao contrário do que se passa quando filmo o Louvre ou o Prado, por exemplo, não posso usar grandes planos quando filmo o Mosteiro dos Jerónimos porque capto na imagem os pedófilos a aliciar alunos da Casa Pia mesmo ali ao lado. [...] Por essa razão, o canal resolveu recorrer aos serviços dos realizadores da RTP [...] “eles estão habituados a filmar, para o ‘Telejornal’, o José Sócrates sozinho [...] conseguindo sempre não mostrar as centenas de manifestantes que acusam o primeiro-ministro de os empobrecer ou perseguir, mesmo ali ao lado”.
VE


Bispos ouviram do Papa por causa do padre Borga
[...] “Desde Alcácer-Quibir que a cristandade portuguesa não era tão desancada”.
MB

Inquérito
Patrícia Castanheira

Já fez algum estudo sobre o novo aeroporto de Lisboa?
Leonel Carrapato
Ambientalista da Quercus

Fizemos um estudo que mostra que a proximidade do aeroporto prejudica os rituais de acasalamento do estorninho malhado, do porco espinho marreco e da lebre cornuda. Do ponto de vista ambiental, a única localização possível para o aeroporto de Lisboa é o deserto do Sahara.

Editorial
Na semana passada, quando todos os jornais falavam do “Duelo ao pôr-do-sol”, optámos por homenagear o criador da dupla “Sócrates/Santana”. [...]
Sendo leitores da coluna de opinião de Emídio Rangel no “Correio da Manhã”, sabemos que este nutre alguma admiração por José Sócrates [...] e que também não desdenhou o regresso à vida política activa do actual líder da bancada do PSD – “Salvé Pedro Santana Lopes”, escreveu no arranque da crónica [...]
Rangel decidiu responder-nos “na mesma moeda” e dedicou ao autor das peças do IP [...] um enredo ficcionado [...] que considera ser “o estilo do IP”. [...] Vamos lá ver se dá para considerar o texto de Emídio Rangel para um estagiozinho não remunerado aqui n’O INIMIGO como argumentista [...]
Rangel, o palco é seu.
Luís Pedro Nunes
Director O INIMIGO PÚBLICO

Emídio deixe o seu número de telefone e entraremos em contacto consigo mais tarde
Todas as semanas recebemos inúmeras propostas de pessoas que pensam que poderiam escrever no nosso jornal. O Mário Lino, por exemplo, já nos enviou uma cópia das suas declarações na Ordem do Engenheiros. O Rui Santos também já nos enviou as crónicas que assina [...] Mas não é todos os dias que recebemos uma proposta do fundador da TSF e ex-director da SIC e da RTP.
[...] Demos uma olhada no texto do Emídio Rangel. As principais pechas são as seguintes:

[...] Rangel, não podemos fechar os olhos ao erro ortográfico logo no título do texto, quando escreves “ermita” em vez de “eremita”. Ainda dizemos, “de certeza que é uma gralha, pá”, mas foi com desconsolo que notámos que, mais adiante, no texto, lá aparece outra vez “ermita”.

[...] Convirás que não tem muita piada terminar um texto de humor com uma frase, por exemplo, com “Quanto ao novo estudo da CIP, aquele que vocês sabem quem é afirmou: ‘Vou dar uma vista de olhos ao documento quando estiver na casa-de-banho, se não tiver nenhuma edição d’ ‘A Bola’ à mão’ explicou aquele que foi colocado onde hoje em dia está por aquele outro que é muito amigo dos espanhóis ao IP”.

Tem que ter ‘punch line’ [...] Que raio, depois de bobós, drogas e orgias, o texto não pode acabar com um desconsolado e condescendente “Coitado...”, não achas?! [...]Poderia ter acabado com um “De referir que, na reunião, nem todos apreciaram os bobós do ermita. ‘Não sou muito adepto de comida salgada, prefiro as sobremesas, como os brioches do Luís Pedro Nunes, afirmou Vítor Elias”.


[...] Em tempos idos, bateu com os costados nas grades por ter fanado o património da avó em pratas para “degustar” doses elevadas de heroína.
Emídio Rangel, fac-símile de “Um ermita maldoso”, Correio da Manhã

[...] É óbvio que se trata de antrax para enviar ao comando da Nato em Oeiras.
[Correcção do IP]

[...] Fazia um bobó (comida feita com feijão, banana e azeite de dendê, com inhame ou mandioca)
Emídio Rangel, fac-símile de “Um ermita maldoso”, Correio da Manhã

Nunca se deve subvalorizar o leitor do IP, explicando-lhe a referência que se escreveu. Se o leitor sabe o que é um bobó, sabe. Se não sabe, que leia as crónicas de culinária do Francisco José Viegas.

Caso contrário, teríamos de escrever frases como “No novo filme de Teresa Villaverde, a realizadora faz uma homenagem à Nouvelle Vague (movimento cinematográfico francês que homenageava os mestres do film noir [estilo cinematográfico norte-americano dos anos 50, devedor dos romances policias de Dashiell Hammet e Raymond Chandler, encabeçado por Edward Dmytryk, Henry Hathway, Anthony Mann e Robert Wise] norte-americano encabeçado por Claude Chabrol, Alain Resnais, Jean-Luc Godard e François Truffaut), ao terminar o filme de maneira súbita, sem se saber se o protagonista morre ou não de overdose”.
[Correcção do IP]

Agiganta-se na sacanagem atrás do IP e depois “perde-se”, num tom blandicioso, a fazer bobós. [...] Estava “inchado” no seu vestido popelina... mas o cheiro. Senhor, o cheiro catingoso foi difícil de suportar, dizem-nos. [...] Deliciava-se com a criatividade do carrascos. Um espeto nos olhos ou uns olhos no espeto e por aí adiante.
Emídio Rangel, fac-símile de “Um ermita maldoso”, Correio da Manhã

[...] Todos os crápulas têm palco nos tempos que correm. Falta-lhe, no entanto, ironia, humor, sátira e criatividade. Coitado...
Emídio Rangel, fac-símile de “Um ermita maldoso”, Correio da Manhã


Letra de Portugal

[...] O dr. Portas [...] e o seu olhar imperial, nessa virilidade de public school tão ao gosto britânico e tão estranha aos desengonçados portugueses [...] Nunca ninguém está de acordo com as nossas decisões a não ser nós mesmos e a lei da inveja universal estipula que se não for eu a proteger as minhas decisões outro virá que as quererá destruir. [...] E nisso faz-me muito lembrar outro homem de grande virilidade anglo-saxónica, o grande Donald Rumsfeld, que se tivesse tido o bom senso de copiar os documentos secretos [...] talvez nunca chegasse a ser despedido. A história é muita injusta com os vencidos. E com os donos dos barcos de recreio.
Richard Martin

Provedor dos Leitores
Norberto Arriaga

[...] Ainda ontem escrevi dois sonetos homoeróticos, intitulados ”Quando Vou à Bilha do Manel” e “Enche-me de Amor, Marinheiro”, e juntei-os numa pasta intitulada, precisamente, “Top Secret”!
VE
»

Sem comentários: