25.11.04

Tira-lhe três!

Uma das coisas mais discutidas e faladas nos últimos anos é o PEC. E o que é o PEC, é uma espécie de pecado. O PEC é o oitavo pecado capital ou estatal, que basicamente quer dizer que os países da União Europeia não podem gastar mais do que aquilo produzem. O que para nós é difícil porque nós produzimos metade do temos condições para produzir, que é um terço do que devíamos produzir, o que dá mais ou menos um quarto do que podíamos produzir, ou seja três vezes mais, daquilo que nos apetece produzir.
Mas a verdade é que podemos gastar um bocadito, isto é, 3% do que produzimos! A grande questão que nos tem assombrado nestes tempos de crise é porquê 3, e não 2 ou 4 ou 5 ou 1 ou 2,5? Ninguém parece saber. Mas é fácil! Três é a conta que Deus fez! E por isso não podia ser outro o número. Repare-se que um político querendo explicar uma coisa tem sempre três razões, uma pergunta tem sempre três respostas possíveis: sim, não e talvez. O estado tem três poderes, os pastorinhos eram três, diz-se que não há duas sem três, os porquinhos eram três, o concurso… um, dois, três! Os mosqueteiros eram três, eram três os tristes tigres, só se podem fazer três substituições no futebol, o maior sonho de um homem é a três, e até uma cagada se faz em três actos!
Por isso o limite do PEC só podia ser de 3%... Mas… Os gregos, descobriu-se agora, nunca cumpriram o PEC e estiveram sempre acima dos 3% desde 1999 quando entraram para a União. O que deixou estupefactos os burocratas europeus, mas agora é claro! Muito mais espertos que nós que andamos a vender os anéis, os gregos, conhecidos por terem muitos deuses, apenas escolheram um que tenha feito outro número! “Oh Papakopoulos! Vê lá aí quanto é que dá o Zeus? Só dá três?... E o Apólo? Quatro?... Não chega! E a Afrodite? Han, quanto eu quiser? Pode ser cinco. Ok” E assim os gregos resolveram o assunto. E ainda não ouvi dizer que os gregos tenham sido expulsos da União! Mas há outros que por causa disso nem entram…
A Turquia já disse que não aceita a conta que o nosso deus fez e que o deus deles tem outras contas. A coisa está difícil porque assim arrisca-se a não entrar para a União. E de que é que tem medo a União? No fundo a União tem medo que lhe tirem os três, obviamente. Tem medo que algum país a foda. Os gregos não se pode dizer que a tenham fodido, porque aquilo foi uma manobra traseira, por isso pode-se considerar que lhe tirou os três por trás. A Alemanha e a França são os principais pretendentes a tirar os três à União. E quando isso acontecer... Quem se fode somos nós que ficamos sem anéis, sem dedos e sem os três...

1 comentário:

Anónimo disse...

best regards, nice info » »