21.2.05

Mudanças: mudam-se as tralhas, mudam-se as piadas...

Sócrates e os seus “amigos e camaradas” lá ganharam as eleições de forma inequívoca. Acho que a esquerda, o PS e Sócrates em particular deveriam agradecer a Santana Lopes, já que Santana é o único homem em Portugal, desde o 25 de Abril, que conseguiu unir a esquerda e dar a maioria absoluta ao PS.

A Sócrates resta agora decidir o que vai fazer com o brinquedo novo — a maioria absoluta. “Conseguimos, conseguimos…” Mas “sem triunfalismos”, claro! Isto, enquanto a anafada tralha ria na primeira fila assistindo ao jovem líder que suava no seu discurso. Espero que isto não seja uma imagem metafórica do que vai ser o governo socialista…

Já Portas diz que perdeu tudo e demitiu-se. Confessou que ficou chateado porque o partido do irmão se aproximou do seu e ele assim não brinca. Foi-se embora.

Santana, entretanto, ao ver Portas sair, afirmou: Eu, sair? Mas eu ainda agora aqui cheguei! Querem que eu me vá embora? Lisboa respirou de alívio, não vá ele voltar à Câmara. E Portas, voltará? Huuu!

Marques Mendes entretanto já se pôs em bicos de pés para concorrer à liderança do PSD. Diz que o partido, com esta votação, está perfeitamente ao seu alcance.

Vitorino já mandou o recado e Sócrates enxotou-os. Os jornalistas que levaram Sócrates ao colo para o governo vão começar a perceber que a nova maioria não está disposta a aturá-los… Mais, vão ter que levar quatro anos com ele. Ou não. A tradição já não é o que era…

As más línguas entretanto já disseram: mais uma vez se prova que andamos a reboque de Espanha. Aqui ao lado, depois do rebentamento de uma bomba virou-se à esquerda. Em Portugal foi a mesma coisa. O presidente detonou a bomba atómica e também se virou à esquerda…

Mas o povo votou e deu a maioria absoluta ao PS. Para mim o povo vota sempre bem, por mais influenciado que tenha sido ou não. E tem sempre o que merece. A maioria absoluta é talvez a melhor coisa a reter desta eleição. Faça-se o que se fizer, pelo menos saberemos quem é o responsável. Ou não.

PS. Marcelo Rebelo de Sousa voltou às lides e já confidenciou que vai estar em cima de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, no que pode ficar conhecido como o duelo dos Sousas. Promete.

1 comentário:

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »