22.10.07

Portugal. Esta merda! História não revista para incrédulos 23

A santíssima trindade: a Virgem, o Salazar e o Cunhal
A Nossa Senhora, toda virgem, apareceu aos pastorinhos. Mas será que consegue salvar Portugal? O Mundo, ainda vá, não duvido que consiga, mas e Portugal, esta merda! Não era certo, sobretudo agora que andávamos perdidos na “loucura” da primeira república. Por isso, era preciso encontrar um verdadeiro salvador para o país. Mas quem? Os homens cheios de boas intenções — ou seja, os incompetentes — que iam desmandando a República pensaram vez e meia e foram buscar um salvador. Onde? Às entranhas do país, claro.
Foram a Santa Comba Dão buscar o senhor, mas por acaso ele até estava em Coimbra. Era professor e já se chamava Salazar na altura. Não tendo conseguido à primeira, à segunda meteram-lhe o menino — leia-se o País — nas mãos. Ele disse que ia meter ordem na casa. As entranhas gostaram de ouvir e borbulharam de contentes. Ele pôs a casa em ordem. E entranhou-se no país.
O que é estranho, porém, não é ele ter-se entranhado e corresponder plenamente às ânsias de um povo agradecido e protegido na/da fome, na/da pobreza, do estrangeiro, das modernidades, das liberalidades e da guerra. O que é estranho é nunca o terem matado. Cunhal, era um homem mais inteligente do que competente, é verdade. E sendo que ele era leninista, de certo modo, não sei se lhe devemos agradecer ou simplesmente abanar a cabeça em tom de desalento e largar um tss, tss...

1 comentário:

MJLF disse...

Santissima trindade? quem é o pai, o filho e o espirito santo?